Tuesday, September 26, 2006

White Shark...


...eating the surfer boys!

Rái Pípôu, eis-me aqui novamente.

Nossa prosa de hoje será sobre o famoso tubarão-branco.

Bom, esse dia foi a cerca de três semanas, quando estive em Gansbaai com meus amigos brasileiros Adriana e Ronaldo especialmente para ver os bichos. É realmente algo impressionante. Eles são imensos. São graciosos. São imponentes.

Foi uma excursão de cage diving, ou seja, mergulho na gaiola. Devo confessar que não mergulhei. Motivo? A água estava muito fria (± 14°C). E eu tenho mais medo de frio do que de tubarão: sou um cefalópode tropical...

Incrível ver uma criatura de 4 ou 5 metros aparecendo do nada para apanhar a isca. Ou os saltos que eles deram em algumas aparições. O mais impressionante é que você só vê o bicho quando ele está em cima da isca. Uma perfeita máquina de emboscada.

Isso tudo me leva a pensar no perigo que eu realmente passo cada vez que vou a campo para coletar meus ovinhos de lula. Quer dizer, perigo em potencial, dado que ataques a mergulhadores autônomos é raríssimo. Nós somos barulhentos e andamos em turma, algo que não agrada um caçador de emboscada como o grande branco.

Mas mesmo assim dá medo. Medo não, paura!

Como outros grandes predadores, é vero que os tubarões têm mais a temer da gente do que nós a eles. A pesca ilegal para coleção de troféis (mandíbulas de tubarão secas na sala de estar: a um tempo ridículo e brega... thanks para o infeliz filme Jaws, do Spilberg...), a poluição das águas, a pesca incidental - todas essas atividades humanas estão contribuindo para o declínio da população desses grandes pedadores na África do Sul. Uma vergonha para uma espécie que mui pretenciosamente se auto-denomina (sic) sapiens.

Mas as cagadas do homem com o planeta dariam um livro. Vou me abster de maiores comentários (por hora).

A foto que eu postei no começo saiu hoje (26/09) no jornal Cape Times. É só para o pessoal ter uma noção do tamanho dos bichos. Esse aí tinha cerca de 6 metros.

Cheers,

Plei

0 Comments:

Post a Comment

<< Home