Sunday, March 11, 2007

Os tipos de céticos


Como cientista, eu sou um cético por excelência.

Como pessoa comum, também.

Mas o que é o cetismo? O que é uma atitude cética? Muitas pessoas confundem esse conceito e acabam por deturpá-lo. Às vezes por ingenuidade, às vezes (infelizmente!) por pura maldade mesmo.

Cetismo vem do grego skeptomai, que poderia ser traduzido como investigar, considerar, ponderar e outros sinônimos do gênero. Grosso modo, o cetismo é uma atitude de questionamento frente a um fato, filosofia, idéia, etc.

Na prática, o cetismo se divide em duas vertentes: o cetismo científico, que é uma postura científica e prática, em que alguém questiona a veracidade de uma alegação, e procura prová-la ou desprová-la usando o método científico; e o cetismo filosófico, uma postura filosófica em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9tico). Eu me encaixo nas duas definições, mas por conta da minha profissão, sou muito mais inclinado à primeira categoria do que a última (Humm, redundante isso, mas vá lá...).

A antítese do cetismo é o dogmatismo que, novamente grosso modo, é uma visão de mundo que pretende ter explicações absolutas e inquestionáveis para tudo; é, pois, baseada no dogma que, no campo filosófico, é uma crença/doutrina imposta, que não admite contestação (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogmas).

No cetismo, portanto, a dúvida é o preceito mais importante, ao passo que no dogmatismo, é a certeza (independente se verdadeira ou não) que norteia essa visão visão filosófica. Enquanto a primeira é a mais comum entre cientistas e pessoas mais, digamos, racionais, a última é a visão predominamte entre os fundamentalistas religiosos.

Ocorre que muitas vezes pessoas confundem ambos conceitos escorados na própria vaidade; aí o negócio desgringrola de vez. Há céticos e "céticos". Os que estão entre aspas acham muito bonitinho desqualificar todos os que não pensam como eles, ridicularizando crenças, supertições, e conceitos "alternativos" baseados em uma suposta "superioridade" (???) intelectual. Ao passo que os dogmatistas se deliciam ao taxar perjorativamente todos céticos de "impuros", "incapazes de ver a verdade", "satanistas" e outros adjetivos tão carinhosos quanto, desta vez baseados em um suposta "superioridade" (???) espiritual. Entre esses dois extremos encontramos os verdadeiros céticos (aqueles sem aspas) e os dogmatistas moderados.

Mas hoje aqui quero falar dos céticos com aspas, que doravante vou chamar simplesmente de céticuzinhos. Sobre os fundamentalistas, vou discorrer em outra oportunidade.

Você leitor agora deve ter notado uma certa dose de veneno no modo como eu grifei esse pequeno neologismo, tornando-o, agora, perjorativo.

Mas essa é exatamente a intenção.

Desde que me filiei ao site de relacionamentos Orkut, notei que a existência de céticuzinhos é especialmente relevante no mundo virtual. No mundo real eles são beeemmm mais escassos, haja vista que em 31 primaveras de existência eu nunca conheci unzinho sequer pessoalmente. Nem pra remédio. Minha amostra é, portanto, extremamente viciada.

Mas para os propósitos deste ensaio, serve. Há uma legião bem disseminada de céticuzinhos que se declaram ateus. Mas eles não são ateus porque não acreditam na existência quaisquer deidades (para os que não sabem, essa é a definição de ateu). São ateus porque não querem que nada sobrenatural exista, quiçá deixe a menor possibilidade de existência no ar... Se declaram ateus porque se acham céticos. Mas o que o céticuzinho não sabe (ou finje que não sabe) é que ser cético não é necessáriamente não acreditar em deus(es), qualquer que seja, uma vez que a atitude cética é duvidar e investigar, e não descartar totalmente todas as possibilidades. Nesse sentido, o céticuzinho em nada difere do dogmatista...

Mas, por favor, não interpretem errôneamente o parágrafo acima. Eu pessoalmente não tenho, nunca tive, e nunca terei absolutamente nada contra os ateus. Só estou analizando o ateísmo sob a ótica do céticuzinho.

O que também me impressiona nos céticuzinhos é a quantidade de tempo livre que eles dispõem para "debater" nos fóruns virtuais. Na realidade, acho que para o céticuzinho nada há de mais prazeiroso do que "debater". Desbanca o sexo, o futebol, o cinema, a praia, a família... Enfim, todos esses prazeres mundanos e irrelevantes (para o céticuzinho, é claro). Mas reparem as aspas (novamente) na palavra debater. É que, para o céticuzinho, as toneladas de ataques ferrenhos às idéias/religiões/opções alheias é debater. Pobre céticuzinho, mal sabe ele que o debate passa longe do ad hominem gratuito e desnecessário, não raro incremetados por generosísimas doses de xiliques, pitis e faniquitos, evidenciados pelas risadinhas nervosas ao final de cada parágrafo. Mais uma vez, aqui o céticuzinho em nada difere do seu suposto oponente intelectual, que é o dogmatista.

Chego a pensar que, na realidade, o céticuzinho é uma espécie de dogmatista às avessas. As razões são diferentes, mas o fundamentalismo, o ódio, são os mesmos.

Mas, qual será o futuro do céticuzinho? Irão eles dominar a sociedade com suas idéias céticuzinhas? Felizmente, na minha opinião, não. Porque? Porque o céticuzinho não sai do Orkut.

Para a felicidade geral da nação.

That's all folks!

Plei

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Matou a pau!
Estou quase fazendo um topico com seu texto...
Vc como sempre maravilhoso.
beijõzao
te amo muito!

7:36 AM

 
Anonymous Anonymous said...

oi moço, passei pra dar uma olhada!! gostei do que vi... bjim

7:59 AM

 
Blogger Unknown said...

Só p vc ver que passei. Bjs cheers

1:14 PM

 
Blogger Tabá said...

Adorei. Me lavaste a alma, bro! Fico orgulhoso de que um dia pudeste estar numa sala de aula minha (como os estadounidenses fico com vontade de dizer: that`s my boy!).
Sou um cético. Já declarei isso e fui mal-entendido. Confundiram com descrente.
Quando me dizem: Deus existe! eu digo: duvido. Quando me dizem: Deus não existe, eu digo: duvido. Com isso penso estar mais perto Dele do que qualquer um dos dois grupos.
[]s

3:55 PM

 
Blogger Unknown said...

This comment has been removed by the author.

9:06 PM

 
Blogger Unknown said...

Interessante Rodrigo...
Primeiro gostaria de deixar uma frase que uso com frequência: Acredito em muito pouca coisa, mas dúvido de muito menos!
Segundo, que o texto "Os tipos de céticos" não podia ter chegado diante de meus olhos em melhor momento.
Na realidade, cheguei até aqui porque, devido ao nível de agressividade (mútua!) a que chegou a comunidade Evolucionismo vs Criacionismo, resolvi sair da mesma. Fui olhar os perfis do dono e dos moderadores para explicar aos mais sensatos e educados que eu estou deixando a comunidade por isso. E lá estava o link para eu chegar até aqui.
E ao entrar aqui me deparo com esta maravilha, que se encaixou como uma luva no meu sentimento em relação a vários membros da comunidade!
Somente nos últimos 2 meses tive tempo para estar mais frequentemente na mesma, pois estou longe da família e, quase que literalmente, na selva. Portanto, com as noites vazias e livres, as quais tenho aproveitado para estudar, mas não para ficar vendo ofensas absurdas entre as pessoas.
Este texto devia ser postado lá!
Gostei muito.
Um abraço

12:22 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Oi Rodrigo!
Saudade de vc!
Como disse a Claudinha: "Matou a pau!"
grande beijo
Margarita

1:23 PM

 

Post a Comment

<< Home